Antes e depois. O que muda com o novo Layout do LinkedIn

Desde o anúncio da intenção de aquisição do LinkedIn pela Microsotf, em junho deste ano, tenho notado uma série de atualizações no layout das páginas e nas funcionalidades da maior rede profissional da internet. Me parece que, após o recente comunicado sobre a concretização do negócio, as mundanças virão a todo vapor.

MUITO IMPACTO NESTA MUDANÇA

Hoje pela manhã, como de costume, ainda com a xícara de café na mão, fui checar o que rolou pelas redes sociais enquanto eu dormia. Aqui vale um comentário pessoal: minha vida é intercalada por temporadas em locais diferentes e distantes – muito distantes. Por conta da ponte-aérea-do-amor na qual vivo, fico tempos no Brasil e tempos na Coreia do Sul.

Quando acessei meu perfil hoje cedo (7h da manhã da quarta-feira) ainda era noite de terça-feira em São Paulo. Eis que me deparo com a mensagem abaixo.

 

NOVO LAYOUT HOME

Layout absolutamente diferente do que estou habituada a utilizar há anos. Ok. Vamos ver o que tem de novo, fácil de navegar e como poderei encontrar mais formas de me conectar com profissionais ao redor do mundo.

Primeiramente, note que a interface deixou as cores utilizadas na útlima década (azul, preto, branco e cinza, para inserir cores mais adaptáveis a visualização no celular (pelo menos é o que dizem os especialistas).

 

A iconografia na barra de ferramentas também ganhou ares de modernidade, conforme mostra a figura ao lado. Também houve alteração na sequência – a caixa de busca fica logo ao lado da logo, depois vem perfil, minhas conexões, empregos, mensagens, notificações e “meu perfil”.

Ao clicar em qualquer ícone, a caixa com opções de navegação mostrada anteriomente deixa de aparecer na barra de ferramentas, para aparecer na página buscada. Veja na imagem abaixo o layout anterior, cores, barra de ferramentas e caixa de busca.

 

 

 

Ainda na Home Page, é possível vizualizar detalhes do seu perfil, quem viu o seu perfil, suas publicações, seu feed de notícias.

 

 

A funcionalidade de ranking de visualizações do perfil foi excluída.

 

EDITAR PERFIL

De modo geral a nova interface se mostra intuitiva, muito semelhante ao layout anterior. Por exemplo, para editar o perfil, clique em “ver perfil” ou no ícone do lápis (exatamente como o anterior).

 

 

A visualização da página editar perfil está bem diferente, mas sofreu poucas alterações em termos de conteúdo e espaços.

 

 

 

 

 

Pode ser que eu não tenha notado, mas a esfera de classificação do perfil (que ficava na lateral direira superior – ver imagem ao lado) deixou de existir.

 

 

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO

Creio que talvez aqui resida uma das melhores atualizações, visando a incentivar o networking entre os usuários. Dados que ficavam “escondidos” na aba “contact info”, agora estão super vísíveis e em destaque na barra lateral, e com iconografia mais moderna.

As seções que, efetivamente, descrevem o perfil profissional, como publicações, certificações, cursos, projetos, idiomas, experiências, entre outras, também migraram para a barra lateral.

Pode ser que ao ler este post a configuração da plataforma do seu perfil ainda seja a antiga. Não se preocupe. Certamente, será alterada.

Como Especialista e Coach em LinkedIn, me senti na obrigação de navegar por toda a plataforma e conhecer em detalhes as mudanças. E, mais valioso ainda, compartilhar o que aprendi sobre o novo layout com a minha rede de contatos. Espero que o ajude.

Claro, como estava habituadíssima com o layout anterior, sofri forte impacto inicialmente. Em alguns momentos, me vi perdida. Mas confesso que ao final do dia (agora é bom dia para você), já estou me sentindo em casa. Como em tudo na vida, as mudanças assustam incialmente e, nem sempre, são do jeito que queremos (clique aqui para ler sobre perdas e ganhos com o novo layout).

Curiosa para saber sua opinião. Deixa seu COMENTÁRIO por aqui e COMPARTILHE com a sua rede.

Abraços. Até a próxima.

Luciane Borges

9 comments on “Antes e depois. O que muda com o novo Layout do LinkedIn”

  1. José Messias dos Santos Ferrreira disse:

    ótima a atualização do layout, mas como faço para imprimir ou salvar meu currículo pelo no layout do LInkedIn?

    1. Olá José. Obrigada por sua leitura e contato. Acredito eu que esta funcionalidade tenha sido excluída. Uma pena, não. Abraços. Luciane Borges

    2. José. Criei um tutorial para responder à sua dúvida….olha que bacana!!

      Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=NFDSDVPFMrw&t=1s

      Depois me diga se ficou alguma dúvida.
      Abs. Luciane

  2. Émilie disse:

    Não gostei, do novo layout, muito poluído, as informações não estão tão claras, mais clicks para ter acesso as informações, a linha azul na parte superior ao carregar a página é irritante, confesso estou resistente ao novo, e devido a isso meu acesso a ferramente está limitado. Mas enfim… viva a tecnologia!

    1. Oi Émilie. Agradeço por seu comentário sincero. Sou suspeita em opiniar sobre LinkedIn, e também achei confusa a navegação no início. Mas não deixa de usar não, porque é a melhor rede social para impulsionar sua carreira. Com o tempo você acostuma! Acredito que ainda serão feitos alguns ajustes, mas vamos ver.
      Criei mais dois turoriais sobre como navegar (veja link abaixo). Te convido a seguir o meu canal no youtube, pois estou preparando outros tutoriais.

      https://www.youtube.com/watch?v=H9OTHRl4iss
      https://www.youtube.com/watch?v=NFDSDVPFMrw&t=1

      Abraços. Luciane Borges

      Ab

  3. Paulo Matos disse:

    Valeu por estar antenada e compartilhar.

    1. Super agradeço por sua leitura e comentário. Abs. Luciane

  4. Tassia disse:

    Olá, nas publicações das páginas, temos visto que as imagens ficaram menores, tem um novo tamanho específico de imagens para publicação nas páginas?

    1. Olá Tássia. Excelente pergunta. Sim, para o LinkedIn as imagens devem ser de 700px x 400 px.

      Atenciosamente, Luciane Borges

Deixe seu comentário: