Durante muito tempo pensava-se que um empreendedor de sucesso era aquele empresário dedicado, perseverante e solitário. De fato, a perseverança, a dedicação e a solidão nas tomadas de decisões são características de um empreendedor. Mas podemos acrescentar tantas outras qualidades como, proatividade, liderança, eficiência, inovação e coragem para correr riscos.

No âmbito empresarial, cada vez mais, esses traços são esperados dos profissionais contemporâneos. Habilidades empreendedoras como a capacidade de criar produtos e conceitos, de elaborar projetos sustentáveis, de desenvolver estratégias eficientes são marcas buscadas e valorizadas pelas organizações.

Então vamos lá. Já vimos que empreendedorismo não é um conjunto de habilidades reservadas a um seleto grupo de pessoas ou somente aos gênios. Claro, todo bom empreendedor tem sua genialidade e existem aqueles que de fato nascem empreendedores. Mas, é possível se tornar um empreendedor de sucesso por meio de capacitação adequada. Por isso, mesmo em um momento delicado como o atual, com o agravamento da crise econômica, é preciso buscar um diferencial, estudar e entender o mercado, e cavar novas oportunidades.

“Precisamos de empreendedores que mostrem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos.” Maure Pessanha – Diretora-executiva da Artemísia (para o Pequenas Empresas Grandes Negócios)

Você se considera um empreendedor? Saiba reconhecer as principais características para que o empreender traga resultados:

Agora que você já conhece as principais características de um empreendedor, confira cinco dicas para melhorar seu empreendedorismo:

1) Conheça o seu mercado de atuação. Isso inclui contar com a instabilidade e a recessão do mercado financeiro;

2) Procure criar/oferecer produtos ou serviços essenciais. Aqueles que as pessoas realmente necessitam em qualquer cenário econômico;

3) Use a tecnologia a seu favor, seja criando aplicativos inovadores ou melhorando plataformas digitais, tornando-as eficazes e autossustentáveis;

4) Invista mais tempo em seu negócio e em seus clientes/seguidores. Mantenha seu networking ativo e aprenda a olhar a crise como uma oportunidade para novos empreendimentos;

5) Seja eficiente, priorize a qualidade e lembre-se: pequenos negócios não possuem grandes recursos, por isso é fundamental que eles sejam bem aproveitados.

É possível criar espaço para crescimento em um cenário de crise. Mas saiba que o resultado é diretamente proporcional ao esforço e à dedicação ao seu negócio ou projeto. Se você não se dedicar, não estudar o mercado e não fizer planejamento, esse resultado provavelmente será negativo.

Por isso, ao montar um projeto para seu negócio – seja ele qual for e em que meio for –, é fundamental estar preparado para fazer ajustes de percurso a qualquer momento. Elabore seu plano de ações já contando com monitoramento, revisões e novas alternativas. Isso é ser empreendedor. Isso é pensar alguns passos à frente.

– – – – — – – – – – – — – – – – — – – –

RESUMO:

Me conta o que achou deste post. E se gostou muito, compartilha na sua rede.

Obrigada pela leitura e até a próxima.

Luciane Borges

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *