Resumo atraente no LinkedIn – com Impacto, Empatia e Engajamento.

Destacar o seu perfil no LinkedIn é tão importante quanto desenvolver habilidades, competências e reciclar conhecimentos. A maior rede social profissional da internet oferece funcionalidades que podem destacar o seu perfil dos demais profissionais com histórico semelhante ao seu.

Mas como explorar todo o potencial do Linkedin a favor dos seus objetivos? Uma das formas para obter destaque é olhar o seu perfil como o seu site pessoal ou seu blog – o que permite muito mais dinamismo.

Outro aspecto mega-importante a ser considerado é que seu perfil é tudo menos cópia do curriculum vitae. Claro, você pode usar as informações de seu CV como base para criar um conteúdo genuíno e que chame a atenção do mercado e de recrutadores. A máxima para construção de CV de que menos é mais, é diferente no LinkedIn – já que usar apenas bullets não é a maneira mais indicada para contar sobre você e sua trajetória.

E um dos espaços mais visitados num perfil é o resumo. Quando alguém visita um perfil, invariavelmente, navega pelo resumo, buscando encontrar o máximo de informação sobre o profissional. O X da questão aqui é que este espaço é tudo menos a cópia e colagem do tradicional “resumo das qualificações no Curriculum Vitae”.

Dissertar sobre si próprio é uma tarefa bastante desafiadora, quase que temida por grande parte dos profissionais, mas com treino e ajuda é possível sim que seu resumo seja atraente.

Tenha em mente seu objetivo

Como em qualquer área de nossas vidas, na carreira profissional também é essencial saber onde se quer chegar. Qual o seu objetivo, seus sonhos, o que espera para o próximo ano, enfim, é importante refletir sobre estas perguntas para construir um plano e galgar degrau por degrau.

Pode ser mudar de emprego ou voltar ao mercado de trabalho. Ficar de olho no mercado. Construir sua marca pessoal. Livrar-se daquele “chefe” que não o deixa dormir. Divulgar seu trabalho como consultor ou vender seu produto.

Seja qual for o seu objetivo defina-o antes de sentar para escrever o que contará ao mercado sobre sua vida profissional e, o mais importante, o que tem a oferecer. Por que você faz o que faz? Por que o seu próximo empregador adoraria tê-lo em sua equipe? Quais os seus diferenciais diante de seus concorrentes? Voce já se perguntou isso?.

Sugiro mesmo que tire alguns dias para refletir sobre isso, pois na maioria das vezes as respostas não veem à mente exatamente na hora em que nos fazemos as perguntas.

E aí, conseguiu refletir?

Sem problemas se ainda não está claro. Mas tenha certeza de que esta fase é crucial para o seu sucesso. Relaxe, respire, saia para refrescar a mente, e pergunte a si mesmo todas aquelas questões.

Deixe de enxergar seu perfil como a cópia do seu CV

O próprio objetivo do Linkedin “Conecta pessoas e torná-las mais produtivas e bem sucedidas” vai muito além de ser um espaço para Curriculum Vitae online.

Por esse motivo faz toda a diferença a maneira como você cria e gerencia o seu perfil. E a sugestão aqui é que o faça como se fosse o seu site pessoal. Voce.com, com toda a bagagem e potencial que oferece ao mercado.

Os 3 pilares para um resumo atraente

Headhunters e profissionais de RH indicam em uníssono que o “Resumo do perfil” é um dos espaços mais importantes de um perfil no LinkedIn. Os 2000 mil caracteres disponíveis devem ser utilizados para mostrar um pouco da sua personalidade e competências, instigando o leitor a conhecer mais sobre suas habilidades, formação e experiências.

Um espaço que, além de descrever sua trajetória, “conquiste e venda” os seus diferenciais como profissional e pessoa. Assim como tudo no mundo digital, seu perfil é dinâmico, atraente e provoca na pessoa que o lê uma vontade enorme de conhecê-lo, seja para uma entrevista de emprego, contratar sua consultoria, conhecer seu negócio ou ampliar sua rede de relacionamento.

IMPACTO, EMPATIA E ENGAJAMENTO.

Para gerar impacto, em poucas palavras, conte sobre suas realizações profissionais e projetos relevantes, além das suas habilidades. O objetivo é conseguir capturar a atenção com exemplos de conquistas adquiridas na sua trajetória profissional.

Para gerar empatia, acima de tudo, seja você. Mostre-se como um profissional que valoriza sua vida pessoal, evidenciando preferências, hobbies, estilo de vida. O ponto aqui é fazer com que o leitor do seu perfil pense: “Essa pessoa me parece interessante. Quero conhecê-la”.

E para gerar engajamento, disponibilize seus dados de contato. Imagine só, a pessoa curtiu sua trajetória profissional, achou você uma pessoa interessante, mas não tem fácil acesso às informações de contato.

Entenda o valor das palavras-chave

O Linkedin nada mais é do que uma plataforma baseada em algorítimos, os quais são a base para qualquer busca. Assim, como google, facebook e outras plataformas da internet o Linkedin também aplica critérios ou Search engine optimization (SEO) – o processo de impactar a visibilidade de uma web page.

Seu perfil no LinkedIn é uma web page e, por isso, é fundamental que o conteúdo seja construído com palavras-chave. Além disso, vale saber também em quais locais o mecanismo de busca tenta localizar palavras para gerar um resultado. E isso vale tanto para termos em português quanto em inglês.

Por exemplo, se você quer ser reconhecido e ter o perfil localizado pelo termo “economista” ou “especialista em finanças aplicadas”, estas palavras têm que estar escritas no seu resumo. Após o título, este é o segundo espaço onde o sistema busca palavras que respondam à pesquisa realizada.

Uma maneira eficaz para indentificar quais palavras utilizar é visitando o perfil de profissionais os quais admira ou trabalham em empresas nas quais você gostaria de trabalhar. Você também pode anotar quais as palvras-chave usadas nas vagas divulgadas via Linkedin.

Mãos à obra…Crie seu pefil de sucesso

01) Pense em você mesmo como uma marca e apresente seus pontos fortes num texto em primeira pessoa, leve e objetivo. A concorrência é grande e você ainda não é conhecido – conecte-se com a sua vocação e mostre o que tem a oferecer

02) Esqueça o “resumo de qualificações do seu CV” . Use toda a sua criatividade e escreva o jeito como você deseja ser visto e reconhecido pelo mercado. Evidencie habilidades e conquistas

03) Acrescente palavras-chave específicas no decorrer do seu texto. Lembre-se de construir o seu resumo utilizando os mesmos termos usados no seu título profissional, inserindo outras que as complementem. Isso posiciona o seu perfi com destaque nos mecanismos de busca

04) Insira arquivos de fotos e vídeos para exibir amostras do seu trabalho, eventos que tenha participado, prêmios que ganhou e uma cópia do seu CV.

05) Se você tem pouca experiência profissional ou conquistas relevantes, mantenha o foco na sua formação e talentos individuais. Morou fora e fala mais de uma língua? É excelente para falar em público? Tem talento inato para negociações?

06) Solte-se para falar sobre o seu desejo. As pessoas contratam pessoas. Diga a elas o que busca na sua carreira. Uma empresa que reconheça seus valores? Um ambiente desafiador? Atividades que instiguem sua participação?

07) Caso esteja em busca de recolocação profissional, este é o espaço para contar seu momento de carreira.

É isso aí. Dedique um bocadinho de tempo para selecionar as palavras que melhor descrevam você de maneira atraente.

Obrigada pela leitura. Até a próxima. Deixa seu COMENTÁRIO por aqui e COMPARTILHE com a sua rede.

Abraços. Luciane Borges

Leia mais sobre LinkedIn no meu canal Pulse

3 comments on “Resumo atraente no LinkedIn – com Impacto, Empatia e Engajamento.”

  1. Robson Magno Rosa disse:

    Ótimas dicas!

  2. Ana disse:

    Muito obrigada pelas dicas! Pesquisei vários sites que poderiam me ajudar a entender do que trata o resumo, o que podemos descrever… O seu foi o melhor, finalmente tenho confiança para escrever o meu. Obrigada.

    1. Ana. Super obrigada por seu comentário. É muito gratificante saber que podemos ajudar as pessoas com o nosso conhecimento, e mais motivante ainda gerar confiança. Valeu mesmo!! Sucesso pra ti. Abraços. Luciane

Deixe seu comentário: