5 Dicas essenciais para o perfil LinkedIn dos profissionais de TI

Recentemente, LinkedIn realizou um estudo para entender o perfil dos usuários do Brasil na maior rede profissional da internet. O resultado trouxe dados significativos sobre ocupações, qualificação acadêmica, empresas dos sonhos e distribuição por gêneros; uma análise de quem é e como se comporta o brasileiro no LinkedIn.

O setor de tecnologia foi classificado entre os cinco maiores em termos de atuação,seguido por educação, saúde e bem-estar, telecomunicações e finanças, no universo de quase 27 milhões de usuários no país.

Coincidência ou não, tenho assessorado diversos profissionais da área de TI, os quais me procuram para dar um “up no perfil LinkedIn” e potencializar a atuação na rede.

O mercado de tecnologia da informação é um dos que mais crescem anualmente, mas em paralelo à ampliação das oportunidades vem o crescimento da concorrência.

 

Se você atua na área de TI, ou pretende atuar, confira 5 sugestões para destacar o perfil no LinkedIn:

1 – A FOTO DE PERFIL

Perfil sem foto é automaticamente derrubado no mecanismo de busca. Além disso, recrutadores suspeitam de perfis assim. A foto tem que ser de boa qualidade, evitando paisagens ou objetos de fundo que distraiam as pessoas . Concentre-se em seu rosto e seja natural. Sua foto de perfil tem que mostrar quem entrará na sala para ser entrevistado. Assista ao vídeo qual a melhor foto para destacar o perfil no LinkedIn.

2 – O TÍTULO DO PERFIL

O seu título profissional no LinkedIn diz muito sobre você. Qual a mensagem está deixando para as pessoas? O espaço destinado ao título do perfil é um dos primeiros a serem checados pelo mecanismo de busca, portanto um dos mais relevantes. Em 120 caracteres, descreva quem voce é, o que faz e também, qual a sua aspiração e como ajuda o mercado. Evite, a todo custo, termos técnicos e jargões específicos da sua área de atuação.  Saiba mais baixando o e-book gratuito Título de Sucesso no LinkedIn.

3 – RESUMO VENDEDOR

Um dos principais erros que profissionais comentem no perfil LinkedIn é “copiar e colar” o resumo das qualificações do CV para o LinkedIn. E a sugestão aqui é que o faça como se fosse o seu site pessoal. Voce.com, com toda a sua bagagem e potencial que oferece ao mercado.

Um espaço que, além de descrever suas habilidades, “conquiste e venda” os seus diferenciais como profissional e pessoa. Assim como tudo no mundo digital, seu perfil é dinâmico, atraente e provoca na pessoa que o lê uma vontade enorme de conhecê-lo, seja para uma entrevista de emprego, contratar sua consultoria, conhecer seu negócio ou ampliar sua rede de relacionamento.  Assista ao vídeo Como escrever um resumo de destaque no perfil LinkedIn. 

4 – SEJA UM SEGUIDOR-MASTER

Siga e participe de grupos da sua área de atuação. Seguir o que está circulando na rede na área de TI é fundamental, e muito mais efetivo do que se imagina. Assim como nos grupos, empresas estão sempre alimentando a rede com informações e dados cruciais. Selecione grupos de seu interesse e empresas, nas quais gostaria de atuar e passe a acompanhá-los na rede. Muitas vezes, até mesmo vagas são divulgadas exclusivamente nos grupos e nas páginas de empresas.

5 – ESTEJA ACESSÍVEL

Imagine a situação na qual um recrutador localiza o seu perfil, é impactado pelo título, se interessa por tudo o que o descreve como o profissional que ele está buscando, mas não consegue contatá-lo naquele exato momento. Ainda mais atualmente, é essencial que contato seja feito com o menor número de cliques possíveis, preferencialmente, um único clique.

Deixe dados para contato (email, blog, site, fone e etc) disponíveis e atualizados no espaço de dados para contato e no resumo do perfil.

********************************************************************

Estas são apenas algumas das formas para otimizar o perfil LinkedIn, potencializando as chances de se obter as respostas que espera. Pode ser buscar recolocação no mercado, mudar de emprego, buscar investidores, vender serviços, divulgar soluções ao mercado e aí por diante.

Adicionando uma dica essencial, acesse o seu perfil diariamente.

Você nunca sabe quando seu próximo chefe ou cliente estará na rede para visualizar exatamente o conteúdo que está compartilhando. Nunca sabe quando uma empresa publicará a vaga perfeita para a sua aspiração profissional. Ou até mesmo quando terá acesso ao perfil de um prospect, sobre o qual não havia pensado antes. Há um universo de possibilidades a serem exploradas na maior rede profissional da internet.

Tenho uma porção de sugestões para você. Por isso, o convido a assistir a minha palestra no HDI Online 2016 – o maior evento digital da América Latina, direcionado a profissionais suporte técnico, serviços de TI, service desk, suporte a campo (field), suporte especializado, governança de TI e áreas relacionadas.

O tema da minha palestra é LinkedIn 3.0, Marca Pessoal de Alto Impacto para o Sucesso Profissional, mas tem outros temas, absolutamente relevantes para o seu aperfeiçoamento profissional.

Até a próxima. Obrigada por sua leitura.

Luciane Borges – Especialista e Coach em LinkedIn| Estrategista de Marca Pessoal nas redes Sociais 

Deixe seu comentário: