O resumo perfeito no perfil Linkedin, de acordo com especialista em carreira de Harvard.

Quando li este artigo com dicas mega-relevantes para criar um resumo perfeito no perfil Linkedin, escrito por Dustin Mckissen, imediatamente entrei em contato com ele (via Linkedin) pedindo autorização para traduzir para o português.

Além de dividir conosco um pouco de sua história, e como a rede o ajudou com o emprego que mudaria sua vida, ele traz dicas bacanas para um resumo perfeito (que deixou de ser chamado ‘resumo’ – agora é o espaço ‘sobre’).

McKissen detalha que conseguiu um ótimo emprego em uma grande empresa porque atualizava regularmente seu perfil e publicava conteúdo relacionado à carreira, quase que diariamente. E foi esse trabalho que o inspirou a empreender.

Todos sabemos, em tese, que para ter uma carreira de sucesso, é fundamental manter uma presença on-line no LinkedIn. Além de ser uma maneira eficaz de se relacionar com outros profissionais de sua área, pode fazer com que você seja notado por outras pessoas (recrutadores e futuros empregadores).

O resumo do perfil do LinkedIn

Simplesmente se inscrever em uma conta, preencher rapidamente os espaços em branco e deixar seu perfil inativo trará pouco ou nenhum resultado. Segundo especialistas do programa de carreira da Universidade de Harvard, a seção ‘Sobre’ é uma das mais importantes ao lado do ‘título’. Juntos, formam o que é conhecido como seu “resumo do perfil do LinkedIn” e é uma das primeiras coisas que as pessoas veem quando visitam sua página.

O título profissional é especialmente importante porque é o texto exibido nos resultados de pesquisa para o Google e o LinkedIn. Clique aqui para baixar o e-book gratuito ‘Título de Sucesso no Perfil Linkedin’.

Vamos começar com um exemplo:

NOME: Jessica Yan

TÍTULO PROFISSIONAL: Cientista pesquisador | Ph.D. Candidata Análise de dados, Biotecnologia, Indústria farmacêutica

SEÇÃO “SOBRE”:

Sou uma cientista pesquisadora trabalhando para entender melhor como a atividade neural motiva e molda o comportamento humano. Minha experiência inclui o desenho e gerenciamento de projetos, análise e interpretação de dados e o desenvolvimento e implementação de ferramentas de pesquisa.

Gosto de gerar novas ideias e desenvolver soluções viáveis para problemas amplamente relevantes. Meus colegas me descreveriam como uma pessoa motivada e engenhosa, que mantém uma atitude positiva e proativa diante das adversidades.

Atualmente, estou buscando oportunidades que me permitam desenvolver e promover tecnologias que beneficiem a saúde humana. Os campos de interesse específicos incluem análise de dados, biotecnologia e produtos farmacêuticos.

O que tem de mais neste exemplo?

  • Pode ser compreendido em menos de 30 segundos.
  • O título profissional tem menos de 120 caracteres e lista o foco na carreira e componentes da área de trabalho.
  • Inclui palavras-chave relacionadas ao setor, habilidades essenciais, pontos fortes, talentos e interesses.
  • Bem escrito em estilo profissional, sem erros ortográficos e gramaticais
  • Responde a perguntas que fornecem uma visão mais profunda sobre a pessoa: O que a torna única? Para onde está indo sua carreira? Como os outros a descreveriam? Quais são seus valores e traços pessoais?

O resumo do seu perfil é o seu cartão de visitas e o primeiro espaço a ser lido. Por isso, é super importante dedicar um tempinho ‘contando sua história de forma atrativa, diferenciada e vendedora’.

Vejo muita seção sobre começando com “25 anos de vivência na área industrial de multinacionais…”. O ponto é: quantos concorrentes possuem estas mesmas características? Quantos profissionais na rede Linkedin também têm a mesma experiência, na mesma área?

E vou te falar. Isso não é simples. Demanda dedicação, pesquisa e um tequinho de criatividade – em especial, para conseguir se diferenciar nas três primeiras linhas. Sim, quando a pessoa está lendo seu perfil o que aparece são as três primeiras linhas, e caso queira saber mais sobre você tem que selecionar ‘veja mais’.

Gosto de comparar este parágrafo com o famoso ‘discurso de elevador’. Imagine que entrou no elevador e alguém lhe pergunta: o que você faz? Pois então, sua resposta tem que ser super-mega vendedora e assertiva em três linhas.

Os 3 pilares para um resumo atraente

Headhunters e profissionais de RH indicam em uníssono que o “Resumo do perfil” é um dos espaços mais importantes de um perfil no LinkedIn. Os 2000 mil caracteres disponíveis devem ser utilizados para mostrar um pouco da sua personalidade e competências, instigando o leitor a conhecer mais sobre suas habilidades, formação e experiências.

Um espaço que, além de descrever sua trajetória, “conquiste e venda” os seus diferenciais como profissional e pessoa. Assim como tudo no mundo digital, seu perfil é dinâmico, atraente e provoca na pessoa que o lê uma vontade enorme de conhecê-lo, seja para uma entrevista de emprego, contratar sua consultoria, conhecer seu negócio ou ampliar sua rede de relacionamento.

IMPACTO, EMPATIA E ENGAJAMENTO.

Para gerar impacto, em poucas palavras, conte sobre suas realizações profissionais e projetos relevantes, além das suas habilidades. O objetivo é conseguir capturar a atenção com exemplos de conquistas adquiridas na sua trajetória profissional.

Para gerar empatia, acima de tudo, seja você. Mostre-se como um profissional que valoriza sua vida pessoal, evidenciando preferências, hobbies, estilo de vida. O ponto aqui é fazer com que o leitor do seu perfil pense: “Essa pessoa me parece interessante. Quero conhecê-la”.

E para gerar engajamento, disponibilize seus dados de contato. Imagine só, a pessoa curtiu sua trajetória profissional, achou você uma pessoa interessante, mas não tem fácil acesso às informações de contato.

Resumo atraente no LinkedIn – com Impacto, Empatia e Engajamento. Clique aqui se quiser ler mais um pouquinho sobre o tema.

E aqui vai o link para o artigo original

Escrever sobre si próprio é uma tarefa bastante desafiadora, quase que temida por grande parte dos profissionais, mas com treino e ajuda é possível sim que seu resumo seja atraente.

Espero ter ajudado. Sucesso pra ti. Se tiver alguma dúvida específica, deixe nos comentários.

Abraços. Luciane

3 comments on “O resumo perfeito no perfil Linkedin, de acordo com especialista em carreira de Harvard.”

  1. Martina Bugs disse:

    O ponto “sobre você” ou o “resumo” realmente faz toda a diferença. Você me ensinou isto Luciane, e agora toda vez que vejo o perfil de alguém que me pede ajuda para recolocação ou mesmo um conselho dentro da minha área, vou direto neste ponto para qeu eu entenda um pouco desta pessoa para poder recomendá-la para meu network. Eu mesma mudei o meu depois das tuas dicas.

    1. Martina. Te agradeço imensamente pelo comentário e fico feliz por saber que minhas dicas a estão ajudando.
      Muito sucesso pra ti, e espero que com a ajuda da rede Linkedin. Abraços. Luciane

    2. Fico muito feliz que colocou em prática o que aprendeu e está vendo resultados!

Deixe seu comentário: