Tem olhado sua carreira com olhar de empreendedor?

Texto de João Ricardo Leader Coach

Todo mundo quer construir uma carreira de sucesso: para ser promovido, para ganhar nova responsabilidade e autoridade e, consequentemente um salário mais elevado.

Mesmo passando por vários cargos de responsabilidade, muitas pessoas dão passos errados, tanto em mídias sociais ou mesmo no trabalho em si. Querendo ou não, imagem virtual e profissional estão interligadas.

Além cuidar da presença digital, temos que dar ênfase no cultivo de nossa carreira, definindo um plano estratégico com metas e objetivos claros, tomando como primícias o “EU” como gerenciador de mudanças.   Para nos ajudar, podemos seguir exemplos de luta e sucesso, dentre os quais deixo como referência a história do empresário Ricardo Nunes, que foi destaque no artigo “8 histórias que provam: o sucesso vem com derrotas”, publicado no site Época Negócios (2013).

“A dificuldade faz a gente aprender mais rápido”. A frase é de Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro e o principal acionista da Máquina de Vendas. O empresário sabe bem do que fala: seu pai morreu aos 40 anos, fazendo com que ele, filho mais velho, começasse a trabalhar para ajudar a mãe com a renda da casa.

Nunes começou, então, a vender tangerinas na porta de uma faculdade. Em pouco tempo, notou que muitas pessoas não compravam as frutas porque não queriam descascá-las. Assim, passou a vender tangerinas descascadas.

Depois de algum tempo, o empresário começou a vender liquidificadores. Vendo que existia muita concorrência no mercado, optou por uma estratégia intrigante: cobrir qualquer oferta. Por causa disso, ele conta que perdeu muito dinheiro com os liquidificadores. O lado bom era que os clientes que vinham à loja acabavam saindo de lá com outros produtos.

No final das contas, as teorias aplicadas na venda de tangerinas e no comércio de liquidificadores deram resultado. Nunes hoje está à frente de uma rede de varejo que fatura R$ 9 bilhões por ano.

Pessoas com esse olhar empreendedor e com atitude de renovação e inovação, conseguem desenvolver suas carreiras sem deixar abater pelos erros e fracasso, elas sabem que a cada erro adquirido estão próximos da conquista do sucesso. Nós líderes precisamos tomar como exemplo as histórias como a do Ricardo Nunes, e criar   a oportunidade de ascender profissionalmente.   

Não é surpresa para ninguém que o caminho para o sucesso exige dedicação, compromisso e trabalho duro. Quer aprender um pouco mais? Convido-o a baixar meu e-book gratuito Como Se Tornar Um Líder de Sucesso!

Como Leader Coach, trabalho com muitas pessoas que desejam alavancar suas carreiras como verdadeiros líderes, desejam ser melhor a cada dia levando a encontrar uma vida melhor, em vez de ficarem parados na mesmice, é um trabalho compensador, ver a conquista de cada coachee, ver um sorriso após um encontro, mesmo online.

Vou deixar algumas dicas:

  1. Seja profundamente curioso
  2. Saiba como conquistar as pessoas ao seu lado para fazerem o melhor
  3. Encontre um ritmo de trabalho, que proporcione a você viver melhor
  4. Esteja atento as oportunidades
  5. Construa a sua equipe

Um forte abraço

João Ricardo Leader Coach

Quer se tornar um profissional de sucesso?

Entre em contato: contato@joaoricardocoach.com.br    joaoricardocoach |  joaoricardocoach

Fonte: (PIRES, Fabiana. 8 histórias que provam: o sucesso vem com derrotas. Época, Negócios. 2013. Disponível em: http://epocanegocios .globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2013/06/nove-historias-que-provam-o-sucesso-vem-com-sacrificios.html )

Deixe seu comentário: