Alguma vez você já se confundiu com estes dois termos? Marca pessoal e marketing pessoal parecem ser a mesma coisa, mas não são e sabemos que isso pode influenciar e muito a percepção que o mundo terá de nós. 

Continue lendo e saiba as diferenças entre os dois termos e como utilizá-los a seu favor para crescer profissionalmente, ser lembrado e reconhecido em tudo que fizer.  

O que é marca pessoal?

Fonte: Acervo Pessoal

Sabe quando estamos entre amigos e uma amiga (o) seu te olha e fala “Aquela pessoa é super dedicada, tem muito foco no que faz” então a marca pessoal é basicamente isso.

É a percepção que as outras pessoas têm de você apenas com base: 

Tudo isso contribui na construção da sua imagem. 

Tente alinhar sua personalidade com os seus objetivos de carreira, e faça com que as pessoas notem seus diferenciais e sua personalidade.

Faça com que estas características estejam presentes em tudo que você fizer, uma vez que isso pode impactar de maneira positiva as pessoas à sua volta. 

A marca pessoal nos ajuda a construir o legado e a imagem que queremos deixar nas pessoas e direcionar nossas ações para algum propósito.

Seja, ser visto como alguém influente ou como uma pessoa que ajudava a todos. 

Outro ponto que você deve ter em mente é que a marca pessoal irá te ajudar a se destacar em qualquer ambiente e chamar a atenção de quem estiver ali.

Isso acontece apenas devido a sua maneira de ser e agir, e se isso corresponder com o que elas buscam você terá uma jornada brilhante em qualquer lugar que estiver. 

Quando tiver dúvida sobre o assunto, ou esquecer o significado lembre-se dos cartões de visita que recebemos por algum colega de trabalho ou por uma empresa. 

Veja um exemplo abaixo.

Este cartão era uma maneira da pessoa se destacar e ser lembrada por você, já na era da internet isso se tornou possível por meio das redes sociais. 

Como desenvolver sua marca pessoal?

Você deve estar pensando “isso não deve ser nada fácil, terei que ficar analisando meu comportamento e pensando em como agir” e saiba que essa afirmação está 50% correta. 

Visto que criar uma marca pessoal não é difícil desde que você tenha foco e saiba quais são seus objetivos. 

Porém, sinto lhe dizer que terá sim, de analisar seu comportamento, e pensar um pouco antes de agir porque isso reflete na percepção que as pessoas têm de você e queremos que isso seja algo bom certo? 

Conheça alguns pontos que irão lhe ajudar. 

Eu poderia ficar várias horas aqui te dando exemplos mais o principal é: 

Seja sua melhor versão diariamente, mostre para o seu chefe, seus colegas de trabalho, para os recrutadores daquela vaga que você tanto quer que a “Ana”, por exemplo, sabe exatamente o que deve ser feito e tenha autoconfiança. 

E para você conseguir aplicar estas dicas em um local específico seja o LinkedIn ou qualquer outra rede é preciso ter em mente alguns pontos que são. 

Desenvolva conteúdos para as redes sociais, ou em um blog caso você queira se tornar um influencer no ramo ou até mesmo aumentar sua autoridade em relação ao tema.

Mantenha consistência em suas publicações, além de tentar entender quem são as pessoas que te acompanham. 

Assim você saberá exatamente o que, e quando publicar seus conteúdos.  

Por último, mas não menos importante, encontre sua proposta de valor uma vez que isso irá lhe diferenciar de todos. 

Você precisa encontrar algo único e especial que faça você ser diferente de outros profissionais no mercado. 

Pense: “O que eu faço que ninguém faz?’’ 

O que é marketing pessoal?

Já o marketing pessoal é uma estratégia cujo objetivo é fortalecer, e construir a imagem, bem como a reputação de um profissional no mercado de trabalho.

Dessa forma podemos criar autoridade no ramo de atuação e se tornar referência em um nicho específico. 

Pense da seguinte forma: você pode ser um ótimo profissional, mas nada disso fará sentido se as pessoas não te conhecerem, nem mesmo virem você como uma referência, e uma pessoa que elas podem seguir, e confiar. 

Para desenvolver uma boa estratégia de marketing pessoal. 

Vamos utilizar uma empresa de doces, como exemplo, e para que esta marca seja conhecida podemos: 

Tudo isso visa colocar esta marca de doces em destaque no mercado sendo exatamente isso que você deve fazer, porém, sobre você. 

E isso pode ser válido para qualquer pessoa, desde da que está procurando um emprego até a que já possui um bom cargo.

Porque você quer fortalecer suas qualidades e mostrar seu potencial apenas com base em suas características próprias, algo que você já possui. 

Pode parecer complicado, mas pense que você pode criar um personagem e representar pessoas como você. 

Que possuem as mesmas dificuldades e objetivos e compartilhar com elas o que está fazendo para melhorar sua carreira e o ambiente onde trabalha. 

Utilize o marketing pessoal quando quiser: 

Como fazer marketing pessoal?

E a resposta é simples, primeiro tenha em mente que isso deve ser feito de forma contínua, ou seja, um pouco diariamente e manter consistência em suas ações para que as pessoas nunca se esqueçam de você. 

Tenha em mente que sozinha, ela não faz milagre, você precisa ter foco e objetivos do que deseja alcançar. 

Por isso, separamos algumas dicas de como colocar suas ideias em prática. 

Tudo isso te ajudará a ir além de outras pessoas e destacar sua imagem perante ao seu chefe, seus colegas de trabalho, pois seu objetivo é sempre buscar evoluir e transmitir seus conhecimentos e habilidades para outras pessoas.

Estude, faça cursos, e o mais importante como foi dito anteriormente sempre receba os créditos por tudo que fizer, esse reconhecimento é importante e se deseja aprender mais sobre assunto leia esse post com os melhores livros que falam sobre marketing pessoal

Qual a diferença entre marca pessoal e marketing pessoal?

Agora que você já entendeu o que eles são e como aplicá-los e a hora de te explicarmos qual a diferença para que nunca mais se confunda, ok?

Marca pessoal é a impressão que os outros têm de nós, é tudo aquilo que as pessoas falam quando não estamos no local, ou seja, a maneira como somos vistos. 

Onde o propósito é alinhar nossas metas com nosso comportamento e pensar “é essa a mensagem que quero transmitir?” 

Já o marketing pessoal quer construir sua imagem, manter sua reputação, e fazer você ser visto como um especialista, um mestre na sua área, uma autoridade naquilo que faz.

E fazer com que todos confiem em você, e colocar sua imagem em ênfase, e fazer o que você faz e o que você fala corresponderem. 

E lembre-se se este conteúdo foi relevante compartilhe com um amigo que tem a mesma dúvida, e caso queira inserir estas dicas no seu LinkedIn conheça meu canal no YouTube e aumente suas oportunidades de fazer sucesso na rede. 

Espero te ver outras vezes aqui e qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *