LinkedIn – Como encontrar o trabalho dos sonhos em 2022

Você já teve dificuldades em encontrar vagas online? Se a sua resposta foi sim, acredite você nunca mais passará por isso, afinal com o LinkedIn podemos encontrar o trabalho dos nossos sonhos apenas seguindo alguns passos. 

Milhares de oportunidades são publicadas diariamente, porém precisamos conhecer todas as funções da maior plataforma profissional do mundo para usufruir da melhor maneira. 

Sendo assim, se este é o seu desejo para 2022 continue lendo e descubra tudo que precisa saber. 

Utilize a seção “vagas” da maneira correta

Quem utiliza o LinkedIn há muito tempo sabe que existem milhares de funções na seção de vagas que lhe permite ter acesso a um mundo de possibilidades, afinal para encontrar o trabalho dos sonhos precisamos ir além do básico. 

Ou seja, na seção podemos ter acesso a funções como

  • Alerta de vagas – Onde você indica quais tipos de vaga você quer receber diariamente ou semanalmente através do seu e-mail. 
  • Vagas Salvas – Aquelas que você achou interessante e salvou, por algum motivo. 
  • Data do anúncio – Seja 7 dias atrás, 30 dias, ou nas últimas 24 horas.
  • Empresa – Caso você esteja em busca de uma companhia específica.
  • Localidade – A distância é medida por km. 
  • Tipo de vaga – integral, meio período, estágio ou remoto.
  • Nível de experiência –  estágio, assistente, júnior, pleno-sênior, diretor ou executivo.
  • Recursos do LinkedIn – Onde podemos encontrar a candidatura simplificada, onde ele utiliza os dados do seu perfil e envia para o recrutador, simples e prático. 

Estas são apenas algumas opções, mas use sua curiosidade e explore o que encontrar, não tenha medo.

 Acompanhe as empresas do seu interesse 

Muitas empresas ainda não utilizam a sessão de vagas, que vimos anteriormente e sim publicam as novidades direto na página da empresa.

Por isso faça uma lista com as principais que você deseja se candidatar e siga todas elas, assim sempre que algo novo surgir você verá. 

E se preferir acesse o perfil da empresa, e busque pela sessão vagas ali você vai encontrar todas as que estão disponíveis e se não tiver digite o que você está buscando e peça para receber um alerta quando algo novo surgir. 

Veja um exemplo abaixo do que foi citado acima. 

Assim como as demais redes, busque curtir, comentar, compartilhar as publicações da empresa, pois os algoritmos entendem que você possui interesse nas publicações e a possibilidade de aparecer no seu feed aumenta.

Tenha conexões com profissionais de RH 

Networking é a palavra-chave principal dentro do LinkedIn, afinal com boas conexões podemos ter acesso a informações relevantes além de trocar experiências com pessoas da nossa área de atuação.

Porém, quando falamos em buscar emprego através da plataforma seguia os seguintes passos para ter acesso aos recrutadores das empresas que você deseja trabalhar. 

  • Acesse a página da empresa 
  • Clique na seção “Pessoas” 
  • digite no buscador ‘RH” 
  • Logo abaixo você verá quem são as pessoas que ocupam esta vaga. 

Feito isso envie um convite para a pessoa de maneira personalizada, e siga acompanhando, interagindo, mostre que você possui interesse nas coisas que a pessoa faz e ela facilmente irá se lembrar de você. 

Peça recomendações para pessoas que você conhece

Ao longo da vida construímos diversas relações seja através do trabalho, na faculdade e quando estamos em busca de uma nova oportunidade essas pessoas podem nos ajudar a encontrar algo que corresponda ao nosso perfil. 

Ou até no indicar para uma vaga específica, por isso encontre-as no LinkedIn e apenas pergunte, seja sincero e tenho certeza que receberá bons conselhos. 

Faça “networking” nas horas vagas 

Responda a seguinte pergunta: “Quantas horas por dia você gasta utilizando as redes sociais?”. 

Se a sua resposta foi mais de 30 minutos por dia, separe 5 minutos e interaja com outras pessoas no LinkedIn, seja por comentários, curtidas, ou compartilhando. 

Faça isso com pessoas e empresas que você possui interesse e deixará claro que além de ser um bom profissional tem vontade e interesse em aprender coisas novas além de se manter atualizado nos assuntos.

Tenha certeza de que em poucas semanas seu perfil irá começar receber visitas além de ter convites de pessoas que querem fazer conexão com você. 

Compartilhe suas melhores conquistas 

Você deve estar pensando “Como irei compartilhar minhas conquistas?” por publicações que mostrem: 

  • O sucesso que você obteve em um projeto.
  • Questões relevantes que você resolveu recentemente. 
  • Desafios superados. 
  • Metas alcançadas. 
  • Aprendizados obtidos em cada trabalho. 

E um detalhe não foque apenas nas coisas boas mostre também que nos momentos difíceis você teve agilidade e conseguiu resolvê-los, afinal é quando tudo está indo mal que mostramos se somos de fato bons em resolver problemas. 

Use o LinkedIn para preparar-se para entrevistas. 

A dica final, porém não menos importante é: utilize o LinkedIn para se preparar para as entrevistas, porque lá podemos encontrar a página da empresa com informações relevantes como: 

  • Site.
  • Quais as qualificações de quem trabalha lá. 
  • Áreas de interesse. 
  • Projetos que estão sendo desenvolvidos. 
  • Metas alcançadas.
  • Concorrentes que atuam na mesma área.

Chegue para a entrevista com uma visão geral do cenário interno e externo da empresa, pois caso o entrevistador faça uma pergunta você não ficará nervoso pensando na resposta. 

Que cada tópico lhe traga boas oportunidades e lembre-se após conseguir um emprego, continue fazendo networking e mantenha-se atualizado. 
Caso tenha interesse nesses assuntos, conheça meu canal no YouTube e aproveite as melhores dicas relacionadas ao LinkedIn.




Deixe seu comentário: