Em uma linda manhã de março do ano de 2000 conheci uma pessoa sensacional da área de Recursos Humanos de uma multinacional, a qual me presenteou com o livro “Trabalhar por conta própria. Uma opção que pode dar certo”, do brilhante pedagogo e conselheiro profissional José Augusto Minarelli.
Adoro comprar e ganhar livros. Aliás, este também é o objeto predileto que escolho para presentear muitos amigos. Meu sonho de consumo é ter uma imensa biblioteca na minha casa. Enquanto isso não acontece, gosto de manter a pequena estante organizada e repleta de títulos, mesmo sem tê-los lido. Parece coisa de filme, mas dias desses fui pegar um livro e eis que vem junto a obra de Minarelli, lançada há exatamente trinta anos.
Opa! Trabalhar por conta própria não era a minha realidade, nem tão pouco meu interesse, quando fui agraciada por meu amigo, mas agora é. Lembro-me que na época apenas folheei meu exemplar, mas desta vez resolvi aprender com o conteúdo completo.
Bem objetivo, prático e realista o livro entrega o que promete, mas o mais surpreendente foi compreender que os mesmos medos, dificuldades, necessidades de superação, foco, resiliência e todas as barreiras enfrentadas por quem opta por seguir carreira solo, perduram por décadas.
Pode até ser que alguns termos tenham mudado, mas a essência é a mesma. Eu diria até que as palavras do autor são mais atuais do que nunca, levando-se em consideração a assustadora realidade e redução dos números de empregos no mercado de trabalho.
Crise econômica, robotização, terceirização, aliadas à oferta maior do que a demanda, geraram um cenário, no qual trabalhar por conta própria seja a única opção.
Estou nesse caminho há quase três anos, muitas vezes já pensei em voltar atrás e ainda me deparo com barreiras que se apresentam maiores do que realmente são. De toda forma, como li o livro agora, resolvi entender o que fiz certo e, o mais importante, o que ainda tenho a aprender.
E como não poderia deixar de ser, quis dividir com as pessoas as minhas descobertas. Abaixo, uma lista de trechos do autor as quais concordo absolutamente e outros que gostaria de ter lido antes.
1# “Para trocar o mundo do emprego pelo mundo do trabalho por conta própria o Empreendedor vai mobilizar seus desejos e recursos pessoais, como determinação, convicção, vocação e persistência, entre outros”.
O que realmente me move e motiva a continuar é ter a convicção de que estou seguindo a minha verdadeira vocação.
2# Turbulências no caminho, surpresas, correção das rotas…Tudo pode acontecer. Por isso, prepare-se bem antes de partir.
Eu diria que até mesmo com o melhor planejamento inicial, você tem que estar preparado para corrigir e alterar planos e ações. Ainda mais com a velocidade assustadora com a qual as coisas mudam hoje em dia.
#3 “Um empreendedor convicto, mesmo sabendo que pode empregar-se e ganhar mais, prefere apostar no seu projeto solo. É impulsionado pela perspectiva de um futuro mais promissor com o seu empreendimento, do ponto de vista pessoal e financeiro”.
Confesso que para mim o ponto de vista pessoal sempre fala mais alto, porém a minha realidade financeira é diferente da grande maioria das pessoas, simplesmente porque não tenho compromissos financeiros a longo prazo, como por exemplo educar dois filhos até a época da faculdade. Sinceramente, deve ser exponencialmente mais difícil para alguém resistir aos encantos de salário fixo, bônus e benefícios, tendo uma família para criar.
#4 “Quem acredita no negócio não perde o objetivo de foco nem a concentração nele. Traça metas e chega lá, nem que seja de carona ou dois dias depois. A convicção faz a gente prosseguir, mesmo diante de dificuldades e incertezas”.
Haja convicção e foco.
#5 “Em vista das oscilações de ânimo que terá, absolutamente normais, e das dificuldades futuras, certifique-se de ter noção dos riscos e problemas e de estar realmente disposto a investir nesse projeto”.
Está disposto a trabalhar mais? Possui as habilidades necessárias para tocar a proposta e enfrentar desafios?
Veja só a dualidade, você tem que trabalhar mais, muito mais, mesmo quando está com o ânimo em baixa. Aff, eita que é uma das mais críticas barreiras. Mesmo assim, a satisfação quando se chega ao outro lado é inenarrável.
#6 “Só a determinação fará você realizar a décima visita de vendas com o mesmo entusiasmo das primeiras”.
Fato. Fato e Fato. Tá certo que para alguns empreendedores, em especial para modelos de negócios online, o método de social selling substituiu em grande parte visitas físicas, porém a determinação deve ser a mesma.
#7 “Ninguém vai mandar, corrigir, orientar nem decidir por você. A iniciativa de trabalhar, persistir e realizar é do próprio empreendedor. Não há nenhuma pessoa para dizer o que deve ser feito e de que modo”.
Apesar de sentir falta do trabalho em equipe, amo de paixão minha liberdade e a capacidade de tomar iniciativas, quando, como e onde quiser.
# 8 “No trabalho por conta própria não existem estabilidade, segurança, previsibilidade. Você vai atuar, sempre, como um equilibrista de pratos, como os de circo. Atento a tudo, cuida para que nenhum pare de girar na velocidade adequada”.
Hum, este é o meu ponto fraco e o qual tenho buscado melhorar. Administração e Finanças são pratos chatos de carregar, para o meu perfil. Prefiro mil vezes fazer uma palestra para quinhentas pessoas do que preencher e analisar planilhas.
#9 – “A troca do serviço ou produto pelo dinheiro do cliente se dá quando você oferece algo útil a ele. Alguém que se apresenta numa empresa dizendo ser consultor de recursos humanos e atender a várias modalidades do trabalho tem mais chance de perder o contrato do que fechar negócio. O motivo pode ser a falta de foco, a falta de marca distintiva do profissional ou do empreendimento. É preciso definir o que você faz, que problemas resolve”.
Por outro lado, creio que este seja um forte diferencial para mim. Escolhi e defini uma única área de atuação, com diferentes modalidades de entrega, porém deixando claro para meu cliente qual problema eu resolvo. E isso é um diferencial incrível.
Muitos outros tópicos devem guiar um empreendedor nato ou criado pelas circunstâncias, e o impacto pode ser diferente de pessoa para pessoa. Fato é que o nosso país precisa de empreendimentos bem-sucedidos para impulsionar a economia. Fato mais crítico ainda é que as pessoas precisam trabalhar, seja por conta própria ou não.
Seguir o coração nem sempre é suficiente para pagar as contas, mas é forte o bastante para motivá-lo a continuar.
Cabe a cada um decidir qual caminho seguir, mesmo que seja por pouco tempo, ou apenas tendo o trabalho por conta própria para o equilíbrio financeiro e emocional. Essa onda de Empreendedorismo de sucesso nem sempre é para todos. Pode causar danos irreparáveis na vida pessoal, além de impactos financeiros significativos.
Se você é um empreendedor de sucesso que queira contribuir com sua experiência, erros e acertos, seja muito bem-vindo. Basta dividir conosco seus comentários.
E se você conhece alguém que esteja passando por uma fase decisória de voltar ao mercado ou trabalhar por conta própria, compartilha este artigo. Talvez algumas palavras possam ajudá-lo a se decidir.
Obrigada pela leitura e até a próxima.
Luciane Borges
Sobre a autora –
Geminiana, apaixonada por aprender e ensinar, fissurada pelo poder das redes sociais, sou executiva de comunicação, relações públicas, estrategista de mídias sociais, e palestrante, com MBA em Comunicação Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas.
Após atuar por mais de 20 anos em multinacionais dos segmentos B2B e B2C, desenvolvendo projetos para construção de reputação e consolidação da marca, resolvi inovar na carreira, mergulhando no universo digital.
Hoje, assessoro profissionais e empresas a construírem e fortalecerem reputação digital, por meio de posicionamento estratégico nas redes sociais profissionais. Idealizadora da BeIn Digital, ministro cursos online sobre LinkedIn, sou palestrante sobre o tema e conduzo workshops – visando à ensinar os profissionais a explorarem tudo o que o LinkedIn oferece.
Visite meu blog lucianeborges.com para ler mais artigos, sobre carreira, networking, superação, empreededorismo e LinkedIn.
Visite o meu perfil e visualize minhas publicações
Convido-o a visualizar meu canal no youtube e assistir a todos os vídeos da série: Como Destacar o seu Perfil no LinkedIn.